A vida na faculdade é cheia de particularidades e nada como ter a tecnologia e seus aplicativos para facilitar um pouco as coisas, não é mesmo? O que seria de nós sem a internet?

Além de bibliotecas virtuais, plataformas acadêmicas e outras fontes especializadas, há uma série de aplicativos com os quais você pode contar para melhorar seus resultados.

Veja essa seleção de 10 aplicativos para estudantes que você precisa conhecer.

1. Google Drive

Perder ou esquecer o pen drive não vai mais impedir que você imprima aquele trabalho ou texto de que precisa para a aula. Com o Google Drive, seus arquivos estarão armazenados em nuvem e podem ser acessados e editados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

É muito útil porque também permite compartilhar pastas e arquivos com seus colegas — e há muitos professores que utilizam o Google Drive para compartilhar documentos como programa de disciplina ou mesmo os textos que você precisa ler.

Os 15 GB iniciais são gratuitos, mas se os seus arquivos são pesados e você precisa de mais do que isso, há a possibilidade de contratar um plano pago, mas com um custo acessível.

2. Dropbox

Outro favorito de professores na hora de compartilhar arquivos é o Dropbox: outra forma de acumular dados em nuvem. A vantagem é que ele não tem limite de armazenamento!

Assim, dá para organizar os textos e trabalhos de todas as matérias sem medo de acabar com o espaço.

3. TED

Talvez você já tenha assistido alguma palestra do TED Talks. TED é uma sigla para “Tecnologia, Entretenimento e Design”, mas abrange todo tipo de assunto: saúde, educação, política, comunicação e muito mais.

Com o aplicativo do TED, disponível para Android e iOS, você tem acesso a diversas palestras e, portanto, pode aprender mais sobre assuntos que esteja discutindo em sala de aula — ou mesmo outros assuntos que o interessem.

4. Scribd

Um grande drama da vida na faculdade é conseguir acesso a livros e outras publicações. Por isso, o Scribd é um dos aplicativos que você não pode deixar de ter.

Ele engloba e-books de diversas áreas e, assim, disponibiliza muita coisa que é encontrada facilmente pelo Google. Além disso, pelo aplicativo, também é possível organizar as leituras, favoritando aquilo que você quer ler.

5. Productivity Challenge Timer

Um desafio para todo estudante de faculdade é gerir o tempo. Às vezes, parece que você precisa de um dia de 1.000 horas para dar conta de tudo, não é mesmo? Por isso o Productivity Challenge Timer entrou para a nossa lista.

Com base na famosa técnica Pomodoro, esse temporizador vai te ajudar a focar nos estudos e, desse modo, otimizar o seu tempo, o que pode fazer toda a diferença na hora de cobrir aquele monte de artigos que você precisa ler para a aula de amanhã.

Com ele, é possível acompanhar como você tem utilizado o seu tempo, bem como quais são seus momentos de maior produtividade.

6. Trello

Outra questão que pode influenciar o seu uso de tempo é como você organiza as tarefas que precisa fazer durante o dia. O Trello pode ser um grande aliado na hora de ordenar o que você precisa fazer, funcionando através de diversos post-its que podem ser movidos e organizados conforme o seu tempo.

Para quem gosta de listas, ele possibilita a criação de checklists, assim como compartilha tarefas com contatos.

7. Evernote

Ainda na temática da organização, outro aplicativo que pode lhe favorecer é o Evernote. Esse bloquinho em forma de aplicativo permite fazer anotações, salvar conteúdos que você pretende ler mais tarde e acompanhar suas tarefas.

Com sincronização entre dispositivos, ele evita que suas anotações se percam, além disso, ele ajuda na hora de fazer trabalhos em grupo.

8. Zen

Convenhamos, um dos maiores problemas do estudante que está na faculdade é o estresse. Com a pressão de prazos, bem como das expectativas (próprias e alheias), saber relaxar é extremamente necessário.

Não é à toa, por exemplo, que saúde mental na graduação é um tema importantíssimo para alunos e professores. Por isso, separamos o Zen como um dos aplicativos que o universitário precisa conhecer.

Com ele, você pode parar por um momento e meditar com áudios relaxantes ou por meio de meditação guiada.

9. Office Leans

Se tem uma coisa que todo universitário precisa fazer é tirar xerox. E isso pode ser muito custoso. De 10 em 10 centavos, parece que dá para comprar um carro, por exemplo.

O Office Leans é um scanner de bolso que pode ser o seu melhor amigo na hora de economizar na faculdade. Por meio da câmera do celular, ele digitaliza o que você precisa e transforma o material em PDF, assim como em imagens de alta resolução.

10. Snap2PDF

Quantas vezes encontramos um texto, mas ele está em um formato diferente do PDF e não abre no nosso dispositivo sem alguma aplicação específica para aquele formato?

Pois é, com o Snap2PDF isso deixa de ser um problema. Esse aplicativo transforma qualquer texto em PDF, salvando a vida do estudante que precisa ler um artigo que está em outro formato.

E aí, gostou dessa lista?

Claro que há diversas outras aplicações que você pode utilizar para otimizar seu tempo, armazenar em nuvem ou transformar os seus arquivos em PDF.

Também poderíamos incluir nessa lista os aplicativos de música, que fazem parte da vida de muita gente e que ajudam a lidar com as horas no trânsito e com os momentos de concentração; ou mesmo outros aplicativos de streaming que ajudam a desconectar um pouco dos problemas e da ansiedade.

O importante é enxergar a tecnologia como uma aliada na hora de contornar essas questões. Afinal, ela pode ser tanto uma forma de distração quanto uma forma de nos tornar mais produtivos.

A faculdade pode trazer muitos dramas, mas é um caminho que abre portas para melhores oportunidades e salários e contribui para o seu crescimento pessoal e profissional.

Agora que você já conhece os 10 aplicativos da nossa seleção, entre em nosso site e verifique nossos cursos. Pense em como investir no seu futuro! Entre em contato para saber mais.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *